Logo abaixo a Galeria dos Meus Leitores Especiais

Autor

Autor
Pseudônimos

Num barco, no mar revolto de palavras

Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!!!!
Um leitor só existe, se alguém escrever!!!


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Modo de falar

Modo de falar

Um dia, estávamos conversando, nós três, sentados na varanda, o sol ia se pondo, a noite vinha chegando e a nossa leitura estava tornando-se difícil. O Modo Imperativo olhou para mim e despachou:


- Modo Subjuntivo, vá buscar o lampião a gás!

- E se eu dissesse que não sei onde está?

- Vá buscar logo e sem delongas!

- E se eu dissesse que estou com medo do escuro!?

O modo indicativo, parecendo de saco cheio com a discussão, atirou-me:

-Você é um dependente mesmo! Bem mostra que vejo do latin “Subjunctivo”, subordinado, só é alguém quando está junto de outros!

- E se eu dissesse que não tenho culpa!?

- E Se... tata-tata-tata, o quê! Vá buscar logo, antes que eu perca a paciência!!!

Bradou o Modo Indicativo e com a cara feia!

Aquele dia eu pensei que ia apanhar do Imperativo; se não fosse o Modo Indicativo agir, sendo categórico e preciso na demarcação do tempo, o tapa que o outro havia mandado, a essas alturas, eu não tinha mais cabeça. Lindo foi o discurso que o Modo Indicativo fez a meu favor, “Você está exagerando, por que não fez um pedido? A sua regra permite esse comportamento, não precisa agre­di-lo dessa forma!... Afinal de contas, fazemos parte da mesma família.”.

Essa argumentação me deixou animado. Mas logo recai com a fala do outro, “Faço parte da família a contragosto, pois eu não me sinto bem tendo um energúmeno como parente. Um ser dependente, um inepto subordinado de origem latina”, ao final da sua fala, fez o pedido:

- O inerte, por favor, pegue o lampião para nós!

- Se o Modo Indicativo fosse comigo, eu traria.

Ele atendeu a minha sugestão, mesmo sem gostar. A luz chegou, iluminou o lugar e as nossas mentes, assim sendo, reinou a paz, até a próxima briga.
(Santiago Derin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor, preciso de você!!
O meu texto só existirá se você ler!!
Deixe suas impressões! Abraços!!