Logo abaixo a Galeria dos Meus Leitores Especiais

Autor

Autor
Pseudônimos

Num barco, no mar revolto de palavras

Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!!!!
Um leitor só existe, se alguém escrever!!!


domingo, 15 de maio de 2011

Entre o ser e o parecer há muitas coisas

O mundo é realmente uma infinidade de possibilidades de respostas a quaisquer perguntas. É o que percebemos quando ligamos a TV e nos colocamos frente a frente. Nela observamos quem somos, o que fazemos e em que acreditamos.

Quem somos?... Em tese, somos indivíduos que acreditamos em um mundo melhor e, dentro desta possibilidade, seguimos a coerência: falamos o que pensamos, acreditamos no que falamos e fazemos o que acreditamos. É aqui que as coisas começam a se complicar, na medida em que o indivíduo passa a sofrer a ação do seu histórico.

Se o bem é defender a igualdade, por outro lado pode ser o mal para quem se acha desigual, portanto no direito de ser diferente e este pensamento o leva a ação em que acredita ser o bem ao contrário do primeiro. Se em tese isso é correto como podemos entender o caso de um Presidente da República? O bem democrático seria para ele completar o seu mandato, um grande passo histórico e democrático para o país, mas por outro lado seria um mal mantê-lo no poder em circunstâncias tais que o impedem de dar o passo decisivo rumo a democracia.

Na educação a situação não é diferente. O conhecimento é um bem da humanidade. Esta premissa é cantada em prosa e versos, em sopros e cordas e em todas as línguas do planeta. Como explicar, então, a decadência do ensino brasileiro? O bem é a socialização desse conhecimento, já por outro lado seria um mal para quem detém o poder, pois se julga ser o bem, logo a socialização do conhecimento seria um mal, nocivo para o poder, portanto ao que pensa ao que faz e acredita.

Se estes pequenos exemplos são verídicos, acabamos de implodir a premissa maior: somos indivíduos que acreditamos em um mundo melhor. Conseqüências: Não somos! Parecemos!!(Ademar Oliveira de Lima)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor, preciso de você!!
O meu texto só existirá se você ler!!
Deixe suas impressões! Abraços!!