Logo abaixo a Galeria dos Meus Leitores Especiais

Autor

Autor
Pseudônimos

Num barco, no mar revolto de palavras

Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!!!!
Um leitor só existe, se alguém escrever!!!


sábado, 2 de julho de 2011

Versos quebrados

Versos quebrados .... resto de poesia

Longe , não muito longe, numa fogueira de São João. Versinhos dizia uma menina:


“ ....fui andando prum caminho
O capim cortou o meu pé
Amarrei com fita verde
Cabelinho de José.”


Brincadeiras que não me saem da lembrança, fazíamos versinhos de improviso e nos deliciávamos com nossa pureza e ingenuidade. Depois soube que verso é cada linha de uma poesia e nós erroneamente chamávamos de verso a poesia toda. Interessante é que nas brincadeira de cirandinha ao final da música terminávamos com uma frase de convocação para uma pessoa entrar na roda. Posteriormente dizer um verso bem bonito e dizer adeus e ir-se embora.

Depois de dizer adeus a ingenuidade, percebi que o que chamávamos de verso, chamava-se estrofe por ser um conjunto de versos e nós dizíamos que era trovas, hoje sei que são rimas.

Engraçado! Para você ver meu caro leitor como é a vida, hoje que suponho conhecer relativamente a teoria da poesia, por mais que me esforce, não consigo recuperar a minha meninice alegre. Nem recitar ou refazer os meus ditos versinhos. A sensação é que modifiquei o meu mundo e em contrapartida fui modificado por ele.

Às vezes me procuro em Vinícius, ate mesmo em Camões, contudo me perco nas rimas interpoladas dos dois mundos acredito que é pela perda da fantasia. Noutras, sinto-me como rimas pobres de palavras corriqueiras que nem sequer mudam de classe gramatical

Penso as vezes, mas logo desisto, pois a certeza é de que meu caminho será como rimas cruzadas ou em paralelas sem fim e com topadas nas pedras do meio do caminho. Se a rima é a identidade ou a semelhança de um som dentro de um verso e a identidade da criança é a fantasia eu como adulto sou versos quebrados. Um resto de poesia.
( Santiago Derin)

2 comentários:

  1. Somos versos quebrados
    tentando o mundo quebrar
    Hoje são versos e brados
    O que outrora era bailar.

    ResponderExcluir
  2. .


    Me amarrei no teu blog, cara.
    Acho que vou segui-lo de uma
    vez...

    Um abração do amigo,

    Palhaço Poeta





    .

    ResponderExcluir

Leitor, preciso de você!!
O meu texto só existirá se você ler!!
Deixe suas impressões! Abraços!!