Logo abaixo a Galeria dos Meus Leitores Especiais

Autor

Autor
Pseudônimos

Num barco, no mar revolto de palavras

Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!!!!
Um leitor só existe, se alguém escrever!!!


sexta-feira, 15 de maio de 2009

As surpresas do amor

Você já traiu o seu ou a sua amada? Ou foi traído? Veja como foi resolvido este caso!!

Tem dias que não são dias e tem noites que não são noites! Foge até da bipolaridade do sol e da lua! A gente nem deveria sair de casa e se o fizesse deveria se benzer muito. Em qualquer cidade do litoral diria-se "O mar não está para peixe", mas na minha cidade não tem mar, então terei que me virar com uma outra solução para o problema, e até poderia ser um ditado e calharia um como, por exemplo "Quem não tem o que falar, inventa o que escrever"! Então inventando ou re-inventando eu vou seguindo, não posso parar a minha canoa nesse mar de letras e revolto com ondas de palavras, orações e frases!

Não era nem três da tarde, saí para pagar um conta telefônica num banco perto de casa, é uma agência nova, com poucos clientes, uma belezura segundo o meu amigo Pin. Foi tão rápido que não deu nem para ler dez páginas do livro que me propus a fazer e já fui atendido! Uma belezura mesmo! Saí pelas ruas sem muita pretensão. Eis que, entrei numa lanchonete, sentei, peguei o Graciliano Ramos e abri as vidas secas no Vidas Secas e iniciei a leitura das informações ao redor da obra. Embarquei nessa leitura de fato e conheci o Fabiano. Pô meu o cara não fala! Foi esse meu pensamento, chamei uma cerveja para aliviar o calor lá de fora e molhar um pouco a minha secura e as palavras do livro, bem como refrescar o quenturão do nordeste. Haja instinto, também as personagens não são de ferro!

Não tinha nem conhecido ainda a secura nordestina direito quando apareceu um amigo. Sentou-se ao meu lado na mesa, olhou para minha cerveja já pela metade, encheu o copo dele e mandou outra na mesa por sua conta e desembuchou! Eu estou usando este termo, porque veio bucha mesmo:

- Sabe colega, arrumei um novo amor e vou me separar da minha mulher!

Para não cansar a sua pessoa leitor, eu mesmo relatarei a conversa que tive naquele dia na lanchonte! O leitor já não ignora que o homem vem há muito traindo as mulheres e elas por sua vez também o fazem há anos. Algumas dizem até que os homens traem mais. Mas no frigir dos ovos o resultado é o mesmo: os dois traem. Dizia ele que se apaixonou por uma pessoa sem querer, não tinha nenhuma intenção diferente a não ser a amizade, mas as coisas foram acontecendo, os olhares denunciando algo mais que uma simples amizade e o amor se instalou no coração dele e percebeu que também era correspondido. Ora leitor é tão bonito o amor quando adentra o coração da gente, é tão sublime esse sentimento, que todos querem se apaixonar e o meu amigo chegou a conclusão que era vez dele. Segredava a mim, que quando conheceu a sua esposa, foi num momento difícil da vida e que não estava imune a qualquer carinho e acha até que pelo fato da mulher atendê-lo naquele momento tenebroso de sua vida, é que foi ele se acostumando com ela e até, seria possível , terem confundido solidariedade com amor. É perfeitamente plausível para mim leitor e para você? Bem é melhor você ficar com os pensamentos e juízos de valores seus e eu seguir na minha trajetória do contar!

Cá com os meus botões até acredito que fosse assim, desde que não estivessem a quantidade de vida a dois que eles tinham: 26 anos não é pouca parceria. Acho que até o Graciliano Ramos que sentiu de perto uma rajada dessa poderia concordar comigo. Não falei nada para ele, porque eu percebi que ele precisava de alguém para escutar e eu naquele momento estava mais para Fabiano do que para Sinhá Vitória. Naquele momento eu era só ouvido, boca nem passava pela minha face. E seguia ele com o relatoria. Descobriu o novo amor num almoço da empresa. Todos funcionários lá reunidos numa chácara e foi quando ao passarem uma latinha de cerveja para o outro, as mãos se tocaram e esse contato de pele ligou os hormônios , sacudiu o cérebro e liberou a adrenalina e "o mal estava feito"! Um simples toque e a vida dele passaria a mudar profundamente.

Eu me condoía com a história, eu aprendi com os meus pais que o casamento é até "que a morte nos separe", mas para aquele homem, não era a morte que o separava. Portanto na minha cabeça não entrava ainda aquele raciocínio . Entretanto eu estava ali ouvindo e a minha função era só essa naquele momento, em seguida despejou mais algumas e mais outras informações nos meus ouvidos! Soube que já fazia seis meses que esse amor invadira seu coração e ele já não aguentava mais aquela situação e que daria, em pouco tempo, cabo de seu casamento. Assumiria de vez o novo amor! Olha leitor, eu não era muito amigo assim, chegado dele. Havia trabalhado com ele numa empresa, éramos, eu diria assim, colegas de trabalho, não o suficiente para me contar tanta intimidade. Pois não é que ele me falou isso, disse que quando me viu, resolveu contar-me tudo, justamente por esse motivo: não ser o seu chegado. Com certeza não me veria mais e portanto ficaria o dito por não dito de estranho para estranho. Depois de contar mais coisas e de despedir-se de mim, seguiu o seu caminho e eu a trilha seca de Graciliano em companhia de Fabiano e a sua família. O inacreditável aconteceu alguns dias depois.

Fui pagar uma conta numa das Lojas Pernambucanas, estava na fila, pagaria a fatura quando uma mulher me cumprimentou e puxou conversa, dizia que me conhecia de um almoço em uma empresa. Trocamos algumas informações e realmente era eu. Dela não me lembrava, mas do almoço me lembrava perfeitamente. Naquela época, eu fazia voz e violão em barzinhos por aí e, nesse dia, o cantor passou mal de disenteria e me chamaram para tocar no lugar dele. Até que ele se livrasse do desespero das súbitas correrias ao encontro do trono de rei das quatro paredes. Eu não era muito bom, mas comigo cantando e sem migo, era, por sinal, uma grande diferença. Sabe aquele ditado "perdido por um perdido por mil! Truco"!! Então foi por aí!

Seguiu ela com a conversa. Fiquei sabendo de quem ela era esposa! Do meu colega Betordo.!! Aquele que contou da paixão pelo novo amor lembra? O mesmo que é o objeto desta narrativa. Não demorou muito, chegou nos finalmentes. Mulher é mais fácil de se fazer amizade em qualquer fila. A gente começa a conversar sobre filhos, de repente vão virando os assuntos e, até que, em questão de minutos já se fica chegado e já até se sabe de algumas coisa mais particulares. Falou para mim do seu marido. Ele havia mudado muito em questão de um ano. Não demorou muito já disse que tinham conversado com o esposo aquela semana e deveriam realmente se separar.

Não me surpreendi com a notícia, mas, na hora, a minha reação foi de surpresa, não trairia meu colega relatando a esposa a conversa que tive com ele. Ouvi e me comportei como se não o conhecesse e muito menos a situação. Seguia ela na sua trajetória do contar. Quando Betordo resolveu comunicar a decisão a esposa o fez de maneira tão delicada as colocações, que ela foi absorvendo as narrativas e as explicações, que, no final, a separação dar-se-ia nos níveis amigáveis e muito menos chegariam no papel. E vou mais além, continuariam vivendo juntos como se nada houvesse. E me adiantou que estava também apaixonada por outra pessoa.

Disse isso com um sorriso bem largo de satisfação. Este comportamento me intrigou. Será que os dois tinham se apaixonados ao mesmo tempo? Como pode um casamento terminar assim com os dois amando pessoas diferentes ao mesmo tempo? É normal um e depois da separação o outro também arrumar uma tampa para sua panela e seguir cozinhando a vida em fogo baixo. Achei estranho, mas como já falaram que há tantas coisas entre o céu e a terra que até Deus duvida, dei como aceitável e cerrei as janelas do pensamentos. Cortei as energias, não queria gastar fósforo com problemas dos outros! É muito menos aumentar o meu estresse!

Fiquei sabendo de muitas informações e que para não cansa-lo, eu suprimi algumas e só estou relatando agora, porque eu recebi o OK para trazer isto a público, desde que eu não usasse os nomes verdadeiros. E eu disse aos dois numa festa que nos encontramos um belo dia, que ela seria Rosaura se houvesse a oportunidade de publicar.

Betordo e Rosaura não se separaram e estão agora morando juntos com mais dois agregados : Vandirlei e Jonildo, as paixões de ambos. Por sinal o casal que agora dividem as despesas e as camas. Fiquei boquiaberto quando soube que ele se apaixonara pelo Jonildo e ela pela Vandilei. Segundo eles , estavam felizes, porque estavam juntos e poderia até namorar se fosse o caso, e que seriam bem aceitos pelos dois amores mais novos. As noites eram marcada por brincadeira de lutas de espadachins e entremeadas com as brigas das aranhas, sabe aquele estilo francês?

Bem !Eu sei que o tempo foi passando, foi passando. Até uva passa! E também porque tudo que é bom sempre dura pouco e na ventania do cotidiano esta história foi rodando de pessoa em pessoa, de boca em boca, de ouvido em ouvido e se acabou como começou.

Só sei que entre as lutas de espadas e o farfalhar das aranhas, só se salvou esta ficção!

Leitor um abraço!!

(Santiago Derin)

24 comentários:

  1. E o amor nos muitas surpresas, mesmo. É incrivel. mas ctudo passa. E tudo fica só na lembrança;
    Tem em meu blog, um texto de fala sobre: blog-uma viagem fascinante. Veja se vc, está viajando junto.Nós embarcamos para a ilha deserta. Chega lá em curiosa.Não consigo me adicionar como sua seguidora. Faz tempo. Por que???
    Bjs.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de votar em vc. Espero que o meu também de certo. Pois até agora. não conseguimos votar.
    Conto com o seu voto depois.
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada pela visita, se gostou volte, beijo no seu coração, amar é se surpreender a cada dia, trair... seja com palavras, com pensamentos ou atos, na minha opinião é fruto do final de uma relação!

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu conto!!!Li sem respirar!!!

    Nesta vida confusa ninguém está livre de nada!!!

    Obrigada pela visita,volte outras vezes!

    Um abraço!Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  5. já traí uma vez, mas ele nunca descobriu.
    só quando a gente terminou que eu contei "melhor solução" rs.

    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  6. É Ademar.. trair e coçar... só lendo o Ademar. Abraço e também votei! Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  7. Oi, professor!

    Que ótima visita!

    Estou lendo sua página e tem crônicas bem legais!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Passando para agradecer a visita e o comentário.
    Gostei do conto, mas é melhor eu ficar com meus pensamentos, como você mesmo disse...

    Abraço!
    Luciana

    ResponderExcluir
  9. O cotidiano em revista, visto de uma maneira agradável de ler e transportando-nos contigo como companheiros invisiveis no dia a dia numa caminhada pela vida que se vê sentindo num cenário adaptado ao imaginário de cada um. Grato pela companhia aqui ou lá pelo meu sitio em que se produzem trocas de saberes e em que cada um de nós sempre aprende algo com o outro numa sã vivencia virtual.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Caro Ademar, me atrevi a bisbilhotar teu blog... nossa! Quanta coisa bacana tenho pra ler. Merecida indicação de 'Melhores Bolgs do Brasil'... Sinta-se à vontade em 'espiar' o meu HiiPERNOVA. Parabéns!! Grande Abraço

    ResponderExcluir
  11. Ademar obrigado pela sua visita, como ela eu tive o previlegio de te conhecer e ler as maravilhas que voce posta para o mundo.
    Isso é uma atitude rock n´roll

    ResponderExcluir
  12. Ademar obrigado pela visita, com ela eu te conheci e li todas estas maravilhas que voce posta para o mundo.

    Voce tem uma atitude rock n´roll

    ResponderExcluir
  13. Surpresas e surpresas hehe

    Obrigada pela passagem em meu blog, volte sempre :) fique a vontade!
    Sucesso com o blog.
    ;**

    Beijos


    http://wanessalins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Salve, Ademar.
    Estou aqui retribuindo a visita. Seus contos estão muito bons.
    Abração do
    Aluízio Amorim

    ResponderExcluir
  15. Retribuindo a visita no meu blog, vim dar uma espiadinha no seu e Adorei!!!!!
    Pretendo voltar sempre, assim como seja sempre bem vindo no meu.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. jesusminharocha.blig.ig.com.br]
    Boa noite anjo,O poder da Lágrima"" Você já pensou na força e no poder da lágrima? Pense agora um pouco no que vale esta gotinha de sentimento que nasce na genuína fonte do seu ser emotivo e cai dos seus olhos como expressão de você mesmo. Ela é o retrato molhado do sofrimento, do mesmo modo como é a doce resposta do amor e da felicidade. Ela vem dizer cá fora tudo o que você está sentido lá, bem no fundo do seu ser. Ela é o brilho de uma dor que o Pai abençoou, mas é também a melhor prova do agradecimento pela alegria sentida. A sua lágrima é a linguagem mais eloqüente da sua sinceridade

    ResponderExcluir
  17. Ademar!
    Estou esperando vc.me seguir. Faça parte desse circulo.
    eu já fiz link do seu blog, já te apresentei para outros blogueiros. e vc. nem se gui.
    Estou magoada.rsrsrsrs.
    Conto com vc.
    Venha viajar para Portugal em blog coletivo e ganhe selo.
    Passe pelos outros blog e faça uma visita.
    Te aguardo.
    Com carinho
    Sandra

    ResponderExcluir
  18. Já traí, já fui traída...
    É uma situação realmente complexa.
    Acho que traição atrai traição, lealdade, atrai lealdade. Tem gente que diz que homem trai por instinto, e mulher por vingança. Cada caso é um caso. Eu já traí em namoros passados, e no atual, não sinto a mínima necessidade ou vontade disso. Pra você ver, amor é amor.

    Beeijocas :*

    ResponderExcluir
  19. Obrigado por visitar meu blog, Ademar.
    Apareça mais vezes.
    Adorei esse seu (falta ver os outros).

    Um abraço, moço; e sucesso aí com os seus livros em processo de avaliação, etc.
    Mais abraços e até.

    Patativa

    ResponderExcluir
  20. "Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!
    Um leitor só existe, se alguém escrever!"

    Em tempo passarei por aqui pra ler seus escritos.



    PS: Volte sempre ao meu blog, dê pitacos!

    bjs...

    http:marciacristinaliomagalhaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ademar vim agradecer sua visita e tbm te convidar para voltar sempre e deixar seus comentários, seu blog está lindo ....um fim de semana abençoado.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá! Vim retribuir a visita e me deparei com esse conto muito interessante. Foi muito boa a visita em seu blog, fico aguardando a sua volta no meu! Bjus Sol

    ResponderExcluir

Leitor, preciso de você!!
O meu texto só existirá se você ler!!
Deixe suas impressões! Abraços!!