Logo abaixo a Galeria dos Meus Leitores Especiais

Autor

Autor
Pseudônimos

Num barco, no mar revolto de palavras

Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!!!!
Um leitor só existe, se alguém escrever!!!


sábado, 6 de março de 2010

Era dia de Índio!! - Texto teatral

Era dia de Índio (texto teatral)


Garoto - (cantando uma música sobre índio - localizar uma música)

Garota - Por que esse traje? Essa alegria?

Garoto - Não sabe ? ( fala baixo para o público - Como tem gente ignorante !) Esta é uma vestimenta usada pelos indígenas.

Garota - Isso eu sei ! O que eu estranho é você usar isso...

Garoto - (Para o público - Como tem gente que não se informa mesmo.) Então você não sabe, hoje é dia do índio!!

Garota - Isso eu sei!

Garoto - Então por que você está me perguntando? Se você já sabe....

Garota - Para ver se você já sabe!

Garoto - Se não soubesse não estaria vestido de índio, certo?

Garota - Errado!! Então realmente você não sabe.

Garoto - (Para o público - Sou obrigado a acreditar em meu pai ....ele sempre falou que mulher é uma prenda doméstica e nada mais.) Ô Anta , se eu estou vestido de índio, é porque eu realmente sei!!!

Garota - Conhece Gonçalves Dias?

Garoto - Gonçal...ves... uma vez meu pai falou desse cara... por acaso ele não jogou no Corinthians?

Garota - Que Corinthians moleque!! Estou falando do autor destes versos “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá”

Garoto - Conhece o Serjão Boca de Pilão?

Garota - Nunca ouvi falar por acaso....

Garoto - Ele é o autor destes versos “Minha terra tem Corinthians que nasceu para golear” (olha para o público e ri sarcasticamente)

Garota - Eu não estou brincando!

Garoto - Nem eu. (levemente sério)

Garota - Conhece O guarani?

Garoto - Conheço e muito, quantos jogos o meu time já ganhou desse time.

Garota - Eu não estou falando de time algum, estou falando da obra de José de Alencar!

Garoto - José de Alen... Ah! O marido da Gertrude o engenheiro que mora na esquina?

Garota - (para o público - Exemplo acabado de um alienado.) Conhece Jorge Benjor?

Garoto - Cantor de Rap!

Garota - Caetano Veloso?

Garoto - Funcionário do meu pai... Não!! Aquele é Caetano Pedroso...

Garota - Por saber que seriam estas respostas, que eu disse que você não sabia nada.

Garoto - Se você sabia as minhas respostas então porque fez as perguntas?

Garota - Porque você não é você....

Garoto - (Com a cara de não ter entendido diz para o público) A gata pirou de vez!

Garota - Você representa, neste instante, toda massa da ideologia branca deste pais...

Garoto - Epa! Nunca me falaram disso....

Garota - Pois eu estou falando, não só para você , como estou falando para eles!! (aponta o público) O poeta Jorge Benjor já falava em sua melodia : “ todo dia era dia de índio.” Não era somente um dia como você está pensando!! No Brasil todo dia era dia de índio, até que chegou o branco e reduziu o ano a um dia!

Garoto - É (Pausa e pensativo) E os 364 dias do ano são dias de quem?

Garota - Começou a perceber então.... Os restantes dos dias são dos brancos, foram roubados dos índios. Sabia que Gonçalves Dias cantou o índio em poesia?

Garoto - (expressão de pensativo) Meu pai..., acho que não comprou esse CD não!

Garota - Não é CD, é obra literária. Ele, o José de Alencar transformaram o nosso índio Em um herói nacional. Peri, personagem de O Guarani , é um exemplo disso. E já tivemos até um índio como deputado federal: O Cacique Juruna. Ele ficou muito conhecido por gravar as promessas que os brancos faziam, para resolver os problemas indígenas.

Garoto - Resolveu?

Garota - Qual nada! Os brancos transformaram o Cacique numa figura ridícula até acabarem com a sua carreira política.

Garoto - Nossa ! Os brancos pegam pesado...

Garota - Caetano Veloso escreveu uma música chamada “UM ÍNDIO” . Essa música apresenta um eu-lírico fazendo uma previsão sobre o dia em que um índio descerá de uma estrela colorida e surpreenderá o branco, não por ser exótico como você está vestido, mas por dizer o ÓBVIO . O branco na tentativa de enganar e marginalizar o índio está destruindo a si próprio, uma vez que o índio é a natureza humana pura, sem mácula. O índio é amor. O índio é respeito. Sua sociedade é de alto nível, é modelo para qualquer civilização. É um exemplo de uma sociedade moderna. E o branco que se julgava, e ainda continua se julgando extremamente inteligente, jogou e ainda continua jogando fora a oportunidade de conhecê-la. Está jogando a oportunidade de ser feliz.

Os dois juntos - Ouça a música ! Pense sobre esse Índio!!
(Santiago Derin)

11 comentários:

  1. aMEI SEU TEXTO,CONTINUE NOS PRESTIGIANDO SEMPRE COM ALGO ASSIM.CONSTRUTIVO,CRITICO,PRECISAMOS DE TEXTO ASSIM PARA NOSSOS ALUNOS,CRESCEREM VERDADEIROS CIDADÃOS.

    ResponderExcluir
  2. vou apresentar ele na escola hoje!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rafaela!
    Gostaria de saber o resultado da apresentação do teatro!
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou apresentar sexta-feira,amei d+ essa peça!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber o resultado da apresentação do teatro! É possivel???

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muiito bom vou apresentar na escola dia 18 .

    ResponderExcluir
  7. Amei! Vou fazer umas adaptações e apresentar no dia do índio! Ó tima crítica :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito me ajudou com um trabalho que eu precisava a prof vai adorar!! Mto bom

    ResponderExcluir
  9. Excelente!Texto muito inteligente!

    ResponderExcluir

Leitor, preciso de você!!
O meu texto só existirá se você ler!!
Deixe suas impressões! Abraços!!