Logo abaixo a Galeria dos Meus Leitores Especiais

Autor

Autor
Pseudônimos

Num barco, no mar revolto de palavras

Um texto só sobrevive, se arrebanhar um leitor!!!!
Um leitor só existe, se alguém escrever!!!


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escritores, escritores, escritores e o papel!

O beneficio da leitura é muito vantajoso e nenhum cidadão poderá deixar de lado esse momento de conhecimento e prazer seja de qual gênero for o da sua leitura, o importante é que leia cada vez mais. Na medida em que se exercita a leitura aprende-se cada vez mais, critica-se cada vez mais a si aos outros e se evolui a cada leitura digerida.

A nossa metamorfose ambulante não pode ser somente na nossa aparência externa, o intelecto precisa desse metamorfoseamento. O que nos diferencia como seres humanos do animal é exatamente a leitura.

Grosso modo pode-se inferir que para ter filhos basta acasalar e esse ato não é nenhum sofrimento. Para se ter neto não precisa nada, apenas esperar a notícia. Então onde que está a nossa importância enquanto seres humanos se não for a leitura? Segundo Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores".

A leitura é sem dúvida o passaporte para a independência de um indivíduo e uma arma poderosa contra a ignorância e, mais ainda, funciona como antídoto contra qualquer ditadura! Se você fomentar a leitura em qualquer projeto sério, estará colaborando com o social e fazendo um ato de cidadania, bem como ler com e para uma criança, sem dúvida, transformará esse ser num cidadão, e os filhos dessa cidade com certeza farão com que melhore muito o futuro da cidade, da sua região e, por conseguinte o futuro do país!

Não é exagero! Nos Estados Unidos, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) nos mostra que para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. É ou não é um grande investimento? Olha só a frase do Monteiro Lobato o nosso escritor famoso: “Um país se faz com homens e livros!” Homens e livros este é o meu assunto neste pequeno comentário.

A leitura de livros na infância é muito importante na medida em que ele se torna a ponte e depois se transforma em porta de entrada para o mundo da escrita, por conseqüência o da imaginação e se finaliza com interferências na realidade como cidadão. Um adulto ao ler uma história para crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros, como os contos de fadas e as lendas. E daí para chegar à realidade vivida por eles nesta sociedade é apenas um pequeno pulo, uma vez que parcial ou totalmente as histórias são calcada na verossimilhança!

Segundo a Revista Nova Escola a leitura está em alta principalmente entre crianças acima de cinco anos! Um levantamento em 2008 apresenta números animadores com uma taxa de 4,7 livros lidos por ano contra 1,8 livros em 2000, entre os gêneros preferidos está a literatura infantil e histórias em quadrinhos. Traz também uma informação que crianças e jovens lêem mais que o adulto 4,2 livros por ano contra 8,5 na faixa de 11 a 13 anos.

A leitura além de matar a ignorância, até já mudou alguns regimes políticos ditatoriais, ela já “matou” até fome não é exagero não!! Na Segunda Guerra Mundial, o cerco nazista à cidade russa de Stalingrado (hoje São Petersburgo) por quase um ano, privou seus habitantes de meios alimentares vindo de fora. Na ocasião, as autoridades soviéticas recomendaram o hábito da leitura por entre a população, como forma de fazer "esquecer" a fome que passavam.

Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Sem contar que só faz reforçar os laços entre os seres da mesma espécie na medida em que o torna um cidadão em sua plenitude. Porém a leitura não pode ser apenas um ato de decodificação de signo e símbolos, a escrita deve ter um sentido para quem lê. Ler é muito mais que isso! É um movimento de interação entre as pessoas e, por conseguinte com o mundo em que vive! Veja bem e entenda vive! Não sobrevive. Através da leitura adquire-se conhecimento e futuramente participará como agente quando passar a exercer a função social da língua, ou seja, sair do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que o possibilitará uma percepção do mundo e até de uma interferência nesse mesmo mundo.

É em função disso que me sinto honrado em ser natural da cidade de Sorocaba! Temos grandes cidadãos preocupados com a leitura. Temos que nomear e parabenizar os escritores sorocabanos inscrito com os seus originais no concurso Benvirá da Editora Saraiva. Todos eles conhecidos nossos, já foram reconhecidos com prêmio ou menções honrosas em vários concursos. É um bom sinal para a nossa terra. Estamos evoluindo e não temos medo de oferecer a nossa contribuição para o progresso da leitura. O escritor já ficará contente só de exercer o seu papel social de escrever para o povo. É claro que ganhar um prêmio seria um reconhecimento muito importante, entretanto um escritor quando escreve um livro, com certeza, não está pensando em concurso, isto é um dom e gosta do que faz. Todo escritor, salvo raríssimas exceções, escreve porque sabe da importância que faz a leitura e do prazer que é escrever.

Parabéns aos escritores: Ademar Oliveira de Lima, Afrânio Furtados Simões da Silva, Álvaro Nascimento Vieira, David Gonçalves Nordon, José Feliciano Delfino Filho, Marcelo Gonçalves de Oliveira, Milene Cristine Martinez Batista, Rosângela Araujo Pires Vig!

Faria aqui uma referência a escritora Rosângela Araújo Pires Vig pelo seu outro dom, o da pintura e como artista das cores já reconhecida e consagrada várias e diversas vezes com prêmios e menções em vários locais deste Brasil. Este dom de ver a vida quadro a quadro faz de Rosângela uma escritora impar, na medida em que usa com rara perfeição a descrição, é como se o leitor estivesse vendo a narrativa pintada se desenrolando a sua frente quadro a quadro e não um texto.

Se você leitor não a conhece entre no site internacional “Alborques Online Art Gallery” e a conheça pela entrevista e seus trabalhos! Vale a pena conferir – Click no título e a conhecerá! (Ademar Oliveira de Lima)

2 comentários:

  1. Ao Amigo, escritor e colega de trabalho,
    Faço minhas as palavras dele.
    É a leitura que produz um cidadão mais inteligente e mais produtivo; que faz uma sociedade melhor, ao dar a esse indivíduo a oportunidade de participar do mundo e de opinar; e que sobretudo proporciona uma velhice melhor ao conectar neurônios.
    A leitura está para o cérebro como o exercício físico está para o corpo.
    Levar uma crianças a uma livraria, ficar horas mostrando-lhe livros e povoando seus pensamentos de fantasias, deve fazer parte do roteiro de fim de semana e uma família.
    É prazeroso sentir o cheiro do livro novo e devorar uma a uma, suas palavras, até que toda a história tenha passado por nossos olhos. É prazeroso perceber o caráter de um personagem e de seu autor.
    Ler é imaginar, voar, viajar a lugares nunca idos, ampliar horizontes e, acima de tudo, acrescentar conhecimento de mundo.
    O mundo precisa de mais leitores e também de mais escritores.
    Escritores como Ademar, que escrevem com a alma, que em cada livro é um autor diferente, que tem uma característica diferente.
    Isso é a qualidade de um bom escritor.
    E, ao compreender um bom livro e um bom autor,o ser humano só pode ser alguém melhor também.
    É isso aí... Leiamos mais ... vamos nos aculturar...

    ResponderExcluir
  2. E viva a leitura e os livros! E os escritores, é evidente...
    Abraço
    o falcão

    ResponderExcluir

Leitor, preciso de você!!
O meu texto só existirá se você ler!!
Deixe suas impressões! Abraços!!